logo-ge

UEM termina hoje inscrição para vestibular; seleção vale para 2011

Universidade Estadual de Maringá organiza processo seletivo agora, mas as matrículas só acontecerão no ano que vem

da redação

Termina nesta sexta-feira (16) o prazo de inscrição no vestibular de inverno 2010 da UEM (Universidade Estadual de Maringá), no interior do Paraná. O processo já seleciona 1.562 estudantes para os cursos que se iniciam em março de 2011.

Apesar de realizar processo seletivo de inverno, a UEM só abre turmas uma vez ao ano, ou seja, não há turmas começando em agosto. Para os estudantes, o vestibular de inverno representa, na verdade, mais uma chance de conseguir vaga na instituição – quem não passa no meio de ano pode prestar novamente em novembro, já que os processos são independentes.

A prova é aberta mesmo para quem ainda está cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Só será exigido certificado de conclusão dos estudos na data da matrícula, em 16 de janeiro de 2011.

INSCRIÇÕES ONLINE
Para participar do processo, é necessário preencher ficha no site do vestibular da UEM. O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 90, deve ser feito até 20 de abril – data limite também para os candidatos postarem, via Sedex, a documentação exigida para a inscrição. O Manual do candidato (baixe o arquivo .pdf) traz a lista de documentos e endereço para postagem.

A prova acontecerá entre 18 de 20 de julho – a universidade planeja divulgar, até 16 de junho, o local de realização dos exames em seu site.

CONCORRIDO
Na contramão da maioria dos processos seletivos, o vestibular da UEM, um dos mais tradicionais do Sul do país, é mais concorrido em julho que em dezembro. No ano passado, por exemplo, o índice de candidatos por vaga para medicina chegou a 267 no concurso de meio de ano – havia sido 122 em dezembro.

Outras carreiras prestigiadas na instituição são Engenharia Mecânica – com 56 candidatos por vaga no vestibular do inverno do ano passado -, Arquitetura e Urbanismo (51 por vaga) e Direito (41).

PROVAS
As provas da UEM acontecerão em três dias consecutivos: 18, 19 e 20 de julho, sempre entre as 8h50 e as 13h. O primeiro dia testará os conhecimentos gerais dos candidatos. Português, literatura e redação será o tema do segundo e conhecimentos específicos encerrarão a bateria de exames.

Ao término das provas, às 15h, a instituição divulga o gabarito das questões.

FÓRUM
– Vale a pena estudar na UEM? Comente com outros estudantes

LEIA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem