A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) aplica os exames de sua segunda fase entre 13 e 15 de dezembro. Para ir bem na prova de redação, que acontece no dia 13, os candidatos devem estar afiados em atualidades, aconselha Luciano Forrechi, coordenador do cursinho Projeto Universidade para Todos (PUPT), situado no campus de Vitória da UFES.
“Eles têm trabalhado com questões ligadas às cidades e ao urbanismo. Sempre focam em atualidades, em uma notícia do momento”, exemplifica o coordenador. Os alunos devem também saber produzir não apenas dissertações, destaca Forrechi. “Já teve editorial e no ano passado foi pedida uma narrativa”, conta.
Nos dias 14 e 15 são aplicadas provas de matérias específicas – que variam com a carreira escolhida pelo candidato. As questões dessas provas são baseadas em um único tema atual – como ocupações irregulares de terra, meio ambiente e segurança pública, cita Forrechi. “Mas é bem diferente do Enem”, destaca o coordenador, esclarecendo que o tema apenas ambienta os enunciados: para responder às perguntas é necessário usar conhecimentos das disciplinas, como as fórmulas de matemática e física.
Em 2009, todos os inscritos no vestibular da Federal do Espírito Santo – que oferece 4.245 vagas em 79 graduações – farão a segunda fase do concurso. Mas só serão corrigidas as provas de quem obtiver a nota mínima exigida (diferente para cada cada curso) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A princípio, a lista de aprovados na UFES seria divulgada em 23 de janeiro, mas o Enem só divulgará suas notas em 5 de fevereiro e a Universidade ainda não estabeleceu nova data para publicar seus resultados.
– Consulte as provas do vestibular 2009 da UFES
– Veja como diferentes vestibulares aproveitarão o Enem
– Leia mais notícias de vestibular