da redação
A Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiu na última terça-feira (27) que utilizará a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase do seu vestibular de fim de ano. A instituição não utilizará o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).
– Pelo menos 4 069 vagas serão preenchidas por fora do Sisu de meio de ano
– Sem Sisu, Federal do Triângulo Mineiro fará vestibular de meio de ano
A segunda fase ficará a cargo da UFPA, cuja prova será composta por 55 questões objetivas, contemplando todas as disciplinas do ensino médio. De acordo com a instituição, serão cobrados conhecimentos regionais na segunda fase, contextualizando a realidade da região amazônica.
Não haverá redação, que já faz parte da prova no Enem. Mas a instituição manterá a exigência das leituras obrigatórias e da prova de língua estrangeira. O candidato poderá optar por Inglês, Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano.
Na primeira fase, a prova de redação exigirá pontuação mínima e será eliminatória para a segunda etapa. Enem e prova da UFPA terão o mesmo peso – 50% cada. Os exames de habilidade específica para Teatro, Dança e Artes Visuais continuarão a ser elaborados pela UFPA.
Mais informações, no site da UFPA.
SAIBA MAIS
– Estuda na UFPA? Comente no nosso fórum!