logo-ge

Um site e documentários completos para estudar a ditadura militar no Brasil

Captura de Tela 2015-03-05 às 7.24.33 PM

Em 2014, completaram-se 50 anos do golpe civil-militar que instituiu um regime ditatorial no país. Apesar das muitas iniciativas para recuperar a memória daquele período, o Brasil ainda desconhece boa parte dessa história. Pensando nisso, a jornalista Paula Saccheta e o fotógrafo Peu Robles produziram e disponibilizaram gratuitamente materiais voltados especialmente para estudantes poderem entender o tema de forma mais profunda.

Já falamos do projeto principal da dupla por aqui: o documentário “Verdade 12.528″, lançado em outubro de 2013 (leia entrevista com a Paula) e exibido em várias cidades do Brasil e em festivais de cinema pelo mundo. O filme traz depoimentos dos parentes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar e explica como funciona e qual a importância da Comissão da Verdade para apurar as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.

Agora, o documentário de 54 minutos foi disponibilizado online, completo e gratuitamente. Para assisti-lo, clique aqui.

Além disso, foi lançado um portal especial para estudantes e educadores com outros três mini-documentários, linha do tempo, mapa interativo e muito material para leitura: o memoriasdaditadura.org.br. “O portal abre a possibilidade de se criar propostas e projetos de estudo com base em diferentes linguagens, de maneira interdisciplinar. Pode-se recorrer a textos relacionados aos diferentes momentos históricos e também a vídeos, imagens, e áudios que se colocam como documentos que precisam ser conhecidos, criticados e interpretados por alunos e professores, em um processo de construção de pensamento histórico sobre o período”, diz um texto no site.

Veja o trailer do documentário Verdade 12.528:

>> Veja também o especial do site da SUPERINTERESSANTE sobre a ditadura militar aqui.