Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Unicamp divulga mudanças no processo seletivo

Primeira fase terá questões de múltipla escolha; alterações serão aplicadas no vestibular 2011

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 4 dez 2009, 13h56

A Comvest, comissão organizadora do processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgou nesta sexta-feira, 4 de dezembro, as alterações que serão feitas no vestibular da universidade a partir de 2011. A introdução de questões de múltipla escolha na primeira fase e a ampliação da redação de um para três textos são as principais mudanças apresentadas.

De acordo com a nota oficial divulgada no site da Unicamp, há dois principais motivos para as alterações. O primeiro deles é “a necessidade de promover a atualização acadêmica e programática”, adaptando o exame à nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação. O outro é de “aprimorar a seletividade do exame”, o que foi feito a partir de análises conduzidas por uma comissão designada pela reitoria, que levaram ao aumento do número e da abrangência das questões e à alteração do modelo de redação.

PRIMEIRA FASE
No novo vestibular da Unicamp, as 12 questões dissertativas da primeira fase serão substituídas por 48 de múltipla escolha. O tempo de prova também aumentou, de quatro para cinco horas. Segundo Renato Pedrosa, coordenador da Comvest, apesar da habilidade escrita deixar de ser considerada nesta prova, os candidatos serão mais cobrados na redação, que passará a contar com três textos. Além disso, com a ampliação do número de questões, a abrangência dos temas abordados será maior, assim como a interação entre as três grandes áreas do conhecimento, Linguagem e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Artes.

SEGUNDA FASE
A segunda etapa do processo seletivo passará a ser realizada em três dias em vez dos quatro atuais. Serão 24 questões dissertativas a cada dia, sendo que matemática e língua portuguesa/literatura terão 12 questões; física, química, ciências biológicas, história e geografia terão oito; inglês terá seis e as duas restantes serão reservadas a filosofia, sociologia e artes.

ENEM
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) continuará a ter peso de 20% na nota da primeira fase.

– Veja como diferentes vestibulares aproveitarão o Enem
– Leia mais notícias sobre Vestibular

Continua após a publicidade

Publicidade