Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

UNIFESP adere ao novo modelo de vestibular

Conselho Universitário aprova novo formato de ingresso às universidades federais e define até o fim de maio como os cursos deverão utilizar o Enem.

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h35 - Publicado em 24 abr 2009, 19h11

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) aderiu ao novo sistema de ingresso às universidades federais proposto pelo MEC. A decisão foi aprovada pelos membros do Consu (Conselho Universitário) e Conselho de Graduação. Até o final de maio, os coordenadores de cada curso, juntamente com seus professores, avaliarão se o resultado do Enem será utilizado no processo de seleção de forma única ou se servirá como a primeira fase para o ingresso, oferecendo ao estudante uma forma mista de avaliação. A opção da UNIFESP será levada para a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior) no início da próxima semana.

Após a definição de cada curso, a decisão será oficializada pelo Conselho de Graduação. O novo modelo já será aplicado a partir do próximo ano. “Este é um importante passo na democratização do ensino superior. Nesta nova administração vamos trabalhar para que o acesso ao ensino público e de qualidade seja estendido a todos os interessados. Nossa decisão fortalece as mudanças pelas quais a nossa Universidade vem passando nos últimos anos”, afirma Walter Manna Albertoni, reitor da UNIFESP.

A implantação do novo modelo será realizada pela Pró-Reitoria de Graduação, dirigida pelo pró-reitor professor Miguel Roberto Jorge. “Vamos participar desta experiência e, se necessário, ajustar posteriormente o modelo para que sua aplicação seja a mais adequada possível. Cursos mais antigos e disputados – como o de Medicina – provavelmente deverão adotar o Enem como primeira fase de seu vestibular, mas outros cursos da UNIFESP poderão preferir adotar o Enem como fase única”, explica o pró-reitor.

De acordo com ele, o novo modelo será uma alternativa interessante e viável para trazer mais estudantes a cursos que passaram a ser fornecidos nos últimos anos pela Unifesp, dentre eles, Serviço Social (Campus Santos), Letras-Portugues (Campus Guarulhos), Tecnologias Oftálmica e Radiológica (Campus Vila Clementino) e Matemática Computacional (Campus São José dos Campos).

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Novas regras

A seleção dos candidatos no Sistema de Seleção Unificada de 2010 será realizada com base nas notas obtidas pelos estudantes na edição do novo Enem de 2009, que está marcado para outubro. A partir de agora, o teste contará com 200 questões e redação. O aluno terá dois dias para realizar a prova, que é válida por três anos.

No novo modelo de ingresso, o candidato optará por concorrer em até cinco opções de cursos e instituições de sua preferência (desde que eles tenham feito opção por utilizar o Enem como fase única de seu vestibular), independentemente do local de sua residência. Não é necessário haver vinculação entre as opções, de modo que o candidato poderá escolher cursos diferentes em instituições distintas.

Publicidade
UNIFESP adere ao novo modelo de vestibular
Estudo
UNIFESP adere ao novo modelo de vestibular
Conselho Universitário aprova novo formato de ingresso às universidades federais e define até o fim de maio como os cursos deverão utilizar o Enem.

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.