logo-ge

USP está entre as 150 melhores universidades do mundo, aponta ranking

Há seis universidades brasileiras entre as 500 melhores

da redação

A Universidade de São Paulo (USP) está entre as 150 melhores do mundo, de acordo com um ranking elaborado pela Universidade de Comunicações de Xangai, na China. A USP é a universidade brasileira e latino-americana mais bem colocada. Confira o ranking completo aqui.

Ainda aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre as 300 melhores; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre as 400 melhores; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre as 500 melhores.

– As 20 melhores universidades públicas do Brasil

– As 20 melhores universidades privadas

Predomínio dos EUA
As universidades americanas ocupam 17 das 20 primeiras posições do ranking. A primeira colocada é a Harvard University, seguida de Berkeley e Stanford. Entre as universidades não-americanas dentre as 20 primeiras estão as inglesas Oxford e Cambridge e a Universidade de Tóquio (Japão).

O ranking é muito criticado na Europa, principalmente na França, por levar muito em conta critérios de pesquisa em detrimento da formação. A lista considera o número de prêmios Nobel, de medalhas Field (Nobel da Matemática) e de artigos em publicados em inglês, ignorando outros idiomas.

LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem