logo-ge

USP terá primeira graduação a distância no ano que vem

Licenciatura em ciências formará professor em quatro anos e terá 360 vagas; aluno precisará ir à faculdade menos de duas vezes por semana

da redação

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou oficialmente na última quinta-feira (1) sua primeira graduação a distância: licenciatura em ciências. A primeira turma abrirá em 2011, com 360 vagas.

O objetivo do curso é formar professores da disciplina e mira estudantes do interior paulista e professores que já dão aula sem diploma. O curso será “semipresencial”, isto é, o aluno precisará ir à faculdade participar até duas vezes por semana.

As aulas de presença física obrigatória (48% do programa) serão nos campi de São Paulo, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto (90 vagas em cada). Haverá ainda estágio obrigatório (405 horas).

O programa faz parte da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), programa de curso superior a distância do governo paulista. A estreia do programa estava planejada para 2010, com vestibular previsto para agosto de 2009. Mas impasse entre estudantes, sindicato de professores e funcionários da USP, que fizeram greve contra o programa no ano passado, levou a Secretaria de Educação Superior paulista a atrasar o lançamento.

Atualmente, já há turmas de pedagogia a distância em andamento no interior paulista. O curso é coordenado pela Unesp e teve procura de 5 candidatos por vaga.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem