logo-ge

Imagens em cores de Berlim sendo reconstruída após o fim da Segunda Guerra

A Chronos History disponibilizou online uma compilação de imagens gravadas em julho de 1945 na cidade, dois meses após a rendição alemã

berlim-1945
Imagem: Chronos History

A Segunda Guerra Mundial foi tão devastadora que levou anos até que cada país conseguisse se reerguer. Para se ter uma ideia, em Munique, na Alemanha, um único bombardeio conseguiu destruir cerca de 80% da estrutura da cidade em 1943. Isso sem contar as várias pequenas cidades que simplesmente deixaram de existir.

Em Berlim, a situação era mais ou menos a mesma dos grandes centros urbanos europeus: depois do fim da guerra, e da invasão do Exército Vermelho, da URSS, que dominou a cidade – marcando a vitória dos Aliados -, a cidade ficou bastante diferente do que era antes. Vários prédios em ruínas, montanhas de escombros, e os sobreviventes (muitas mulheres e muitas crianças) lutando para reconstruir o que sobrou.

A Chronos History, acervo de filmes alemão, disponibilizou online uma compilação de imagens gravadas em julho de 1945 na cidade, dois meses após a rendição alemã. A incrível gravação mostra, em cores, o Portão de Brandemburgo, o Palácio do Reichstag, e outros marcos da cidade carbonizados ou parcialmente danificados pelo conflito. Além disso, dá para ver o cotidiano dos sobreviventes na reconstrução da cidade, alguns feridos de guerra, e até mesmo as zonas de ocupação soviética em Berlim: note os cartazes com o rosto de Stalin e placas escritas em russo.

Veja e mergulhe na história: