logo-ge

Videoaula do Curso Enem – Composição da célula procarionte e eucarionte

O que une a estrutura de uma araucária a de uma alga marinha?

Com exceção dos vírus, únicos seres vivos acelulares, das algas marinhas aos maiores animais, todos os outros seres que habitam o planeta são formados a partir dessas pequenas estruturas que são as células. Muitos deles, por sinal, se resumem apenas a isso: uma célula. É o caso de bactérias e cianobactérias do Reino Monera, organismos unicelulares que dependem dessa única e pequena estrutura para realizar todas as suas atividades básicas como alimentação e reprodução. 

Mas não pense que seres unicelulares são menos significativos no ecossistema: ao contrário do que muitos pensam, não são as grandes florestas que produzem a maior parte de oxigênio do planeta, e sim as algas marinhas, várias delas com uma só célula.

Por outro lado, apesar de unicelulares, existe algo que une uma gigantesca araucária a uma microscópica alga. Ambas são formadas pela mesma categoria de organização celular, as células eucariontes (ou eucarióticas). O núcleo dessas células é organizado e elas possuem organelas, que permitem que elas realizem atividades mais especializadas. No caso dos seres que acabamos de citar, por exemplo, é uma organela chamada cloroplasto que permite que ambas façam fotossíntese.  

Na outra ponta da escala de seres vivos estão aqueles formados por células procariontes (procarióticas), como as bactérias. Essas células são infinitamente mais simples, sem núcleo organizado e com a membrana plasmática como única membrana. São também menores que as eucariontes. Nesta aula, reunimos exemplos e questões de vestibular que já abordaram o assunto para te ajudar a entender melhor cada estrutura que compõe esses dois tipos de células, assim como os compostos químicos presentes nelas. 

A aula “Composição química das células procariontes e eucariontes” integra o acervo de mais de 190 vídeos do Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE, que publica novos conteúdos todas as terças e sextas-feiras para te preparar para o maior vestibular do país.

Todas as videoaulas do Curso Enem são feitas em parceria com o curso Poliedro e estão disponíveis apenas para assinantes, que podem ter acesso a todo novo conteúdo e ao já publicado nos anos anteriores, além de exercícios comentados e material de apoio, por R$ 12,90 mensais. Saiba mais sobre o curso.