logo-ge

Videoaula do Curso Enem – Isomeria Plana

Veja exemplos com os tipos de isomeria mais comuns nas provas!

Até mesmo na Química a ordem dos fatores pode alterar, sim, o resultado. Basta estudar um pouco de isomeria plana, na Química Orgânica, para chegar a essa conclusão! O que diferencia o Etanol (que tem na sua fórmula molecular seis hidrogênios, um oxigênio, e dois carbonos) do éter metílico (de fórmula molecular idêntica) é a forma como suas moléculas estão dispostas. 

A disposição diferente dessas moléculas, por exemplo, resulta em funções químicas diferentes. A essas compostos com fórmula igual e disposição estrutural diferente chamamos isômeros. 

Como nem tudo é tão simples, a isomeria não se resume aos casos de mudança de função química. Os compostos podem ter fórmula igual e posição diferente (isomeria plana de posição) e cadeias carbônicas diferentes (isomeria plana de cadeia). Mesmo essas classificações ainda podem ser subdivididas em outras. 

Mas fique tranquilo, nem todos os tipos de isomeria plana são cobrados nas provas. Nesta aula, entenda os principais conceitos de isomeria e veja exemplos com as mais populares em grandes vestibulares e no Enem.

A aula “Isomeria plana” integra o acervo de mais de 200 vídeos do Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE, que publica novos conteúdos todas as terças e sextas-feiras para te preparar para o maior vestibular do país.

Todas as videoaulas do Curso Enem são feitas em parceria com o curso Poliedro e estão disponíveis apenas para assinantes, que podem ter acesso a todo novo conteúdo e ao já publicado nos anos anteriores, além de exercícios comentados e material de apoio, por R$ 12,90 mensais. Saiba mais sobre o curso.