Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Videoaula do Curso Enem – Variabilidade genética

Nesta aula, entenda o processo de variabilidade genética e como ele está intimimamente relacionado à seleção natural

Por Taís Ilhéu 25 out 2019, 17h21

Podemos dizer que a variabilidade genética e a biodiversidade são interdependentes e, por isso, igualmente importantes. Afinal, não fosse a variabilidade genética as espécies não conseguiriam se adaptar a diferentes meios. É a variabilidade genética que determina as características tanto fisiológicas quanto morfológicas dos seres vivos, que, por sua vez, determinam sua capacidade de sobrevivência às mudanças ambientais. 

Está achando esse papo muito parecido com o que assistimos na aula de processos evolutivos? Pois é, os dois assuntos estão bastante relacionados. A seleção natural só consegue promover mudanças evolutivas se, antes disso, houver variações genéticas. 

Nesta aula, você aprenderá exatamente como se dão essas variações. Partindo do material genético de cada célula, vamos explicar como acontecem as mutações e as recombinações gênicas, responsáveis finais por esse processo. 

A aula “Variabilidade Genética” integra o acervo de mais de 200 vídeos do Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE, que publica novos conteúdos todas as terças e sextas-feiras para te preparar para o maior vestibular do país.

Todas as videoaulas do Curso Enem são feitas em parceria com o curso Poliedro e estão disponíveis apenas para assinantes, que podem ter acesso a todo novo conteúdo e ao já publicado nos anos anteriores, além de exercícios comentados e material de apoio, por R$ 12,90 mensais. Saiba mais sobre o curso.

Continua após a publicidade

Publicidade