logo-ge

“Vingadores” para apressados: o que você precisa ver para entender a saga

Dos 21 filmes do Universo Cinematográfico Marvel, apenas seis bastam para compreender "Vingadores: Ultimato"

Sabemos que o que define um bom vestibulando não é a quantidade de conteúdo que ele aprende (ou decora), mas sim a estratégia na hora de elencar os assuntos mais importantes em um universo de informações e o jogo de cintura para distribuir o tempo disponível entre eles.

E não é que a técnica é tão boa que se aplica bem a várias outras áreas da vida? Aqui, vamos elencar quais dos 21 filmes anteriores da Marvel você precisa ou não assistir para entender Vingadores: Ultimato, último filme da saga Vingadores, que estreou na última quinta (25) nos cinemas.

O repertório é importante porque todos os filmes estão, de certa forma, interligados. Muitos personagens que formam o grupo dos Vingadores se cruzam nos outros longas da Marvel. Além disso, os acontecimentos que resultaram neste conflito final são também distribuídos entre alguns desses filmes.

Os indispensáveis para entender Vingadores: Ultimato

 (Marvel Studios/Reprodução)

A trama principal que se desenrola ao longo dos filmes da franquia e que se encerrará em Ultimato é a própria formação dos Vingadores e sua união para destruir Thanos, o vilão que reúne as Joias do Infinito em um plano para destruir a Terra. Em entrevistas recentes, os irmãos Russo, diretores de Vingadores: Ultimato, indicaram os filmes Capitão América: O Soldado Invernal, Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita como os essenciais para entender o último filme, por revelarem muito não só sobre a formação, como também sobre os conflitos dos Vingadores.

Em O Soldado Invernal, Steve Rogers, o Capitão América, descobre que a S.H.I.E.L.D, agência secreta do governo americano que reuniu os Vingadores em Homem de Ferro 2 para protegerem os EUA é, na verdade, traidora, e tinha ligações com os alemães nazistas. Ele então a destrói.

Em Capitão América: Guerra Civil, Stark e Rogers dividem os Vingadores e os colocam em guerra por divergirem sobre a censura imposta sobre o grupo pela ONU e os EUA. Enquanto Stark acredita que o melhor é seguir a lei, Rogers defende a autonomia dos heróis. 

Já em Guerra Infinita, o terceiro filme dos Vingadores, os heróis se reúnem para lutar contra Thanos. O último filme da franquia prosseguirá a partir do fim de Guerra Infinita.

Ainda que os diretores só tenham mencionado um dos filmes da saga dos Vingadores como essencial, os outros dois (Os Vingadores e Vingadores: A Era de Ultron) também são importantes, é claro. O primeiro nos dá uma ideia mais aprofundada sobre a formação do grupo e o segundo revela, principalmente, o que são exatamente as Joias do Infinito, que vão permitir que Thanos assassine metade da população em Guerra Infinita.

Thanos e as Joias do Infinito

 (Marvel Studios/Reprodução)

Já que nem só de heróis é feita essa história, para entender a ascensão do maior vilão da saga precisamos entender de onde ele veio e o que o tornou forte o bastante para lutar com os Vingadores. A figura de Thanos aparece logo no primeiro filme dos Vingadores, associado a Loki, irmão de Thor. Justamente por isso, é recomendável que o espectador assista também ao próprio filme Thor, lançado em 2011, para entender a relação entre o herói e seu irmão, que se torna um aliado do grande vilão dos filmes.

Mas, sem sombra de dúvidas, o grande filme para entender Thanos e os objetos que ele reunirá para destruir o Universo é Guardiões da Galáxia. No filme, duas das personagens são filhas do vilão e o Orbe, uma das Joias do Infinito, é protegido pelo grupo para que não chegue nas mãos dele.

Em Era de Ultron, Thor descobre que quatro artefatos, a pedra do cajado, o Tesseract, o Orbe e o Ether, formam as Joias do Infinito, e que Thanos está em busca delas para concretizar seus planos de destruição.

Então, os filmes que você realmente precisa ver para entender o último longa da saga da Marvel são:

  • Os Vingadores (2012)
  • Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
  • Guardiões da Galáxia (2014)
  • Vingadores: A Era de Ultron (2015)
  • Capitão América: Guerra Civil (2016)
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Se der tempo, veja…

 (Marvel Studios/Reprodução)

Homem-Formiga (2015) e Doutor Estranho (2016). O primeiro fala mais sobre o Universo Quântico da Marvel, ao qual pertence Thanos e que já é apresentado em partes em Guardiões da Galáxia. Já no filme Doutor Estranho, as Joias do Infinito são explicadas com mais detalhes. Além disso, Thor, como citamos, e Homem-Formiga e a Vespa (2018), que também tratam bastante do Universo Quântico.