Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Com inscrições abertas, ProUni oferece número de bolsas 18% maior em relação a 2013

Total neste primeiro semestre é de 191.625 bolsas de estudo totais ou parciais

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h54 - Publicado em 13 jan 2014, 15h31

O Programa Universidade para Todos (ProUni), que abriu suas inscrições na madrugada desta segunda-feira (13), está oferecendo 191.625 bolsas de estudo (131.636 integrais e 59.989 parciais), número 18% maior em relação ao primeiro semestre de 2013. As inscrições vão até as 23h59 de sexta-feira (17) e devem ser feitas no site do ProUni.

>> Faça sua inscrição (Será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o CPF).

As vagas estão distribuídas em 25,9 mil cursos de 1.116 instituições privadas de educação superior em 991 municípios do país. No momento da inscrição, o estudante pode fazer até duas opções de curso. Têm maior oferta de vagas os cursos de administração (21.252), pedagogia (14.773), direito (13.794) e ciências contábeis (10.883). O estado de São Paulo é o que tem o maior número de vagas disponíveis no ProUni: são cerca de 64,3 mil, seguido de Minas Gerais, com 19,5 mil, e Paraná, com 16,5 mil.

O programa

O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. Podem receber bolsas integrais estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Para concorrer, é necessário ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. Também é preciso ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada e não ser portador de diploma de curso superior.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Datas e lista de espera

O programa terá duas chamadas on-line. O resultado da primeira será divulgado em 20 de janeiro; o da segunda, em 3 de fevereiro, ambos na página do programa na internet.

Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar com os documentos necessários. Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar a documentação. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível on-line na página do ProUni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.

LEIA MAIS

– Notícias sobre o ProUni

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Com inscrições abertas, ProUni oferece número de bolsas 18% maior em relação a 2013
Fies & Prouni
Com inscrições abertas, ProUni oferece número de bolsas 18% maior em relação a 2013
Total neste primeiro semestre é de 191.625 bolsas de estudo totais ou parciais

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.