Como é feita a classificação do Fies? Entenda os critérios de desempate
Saiba como funciona a seleção e os critérios de desempate

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2025.2 estão abertas e vão até próximo dia 18. Os estudantes interessados podem se inscrever pelo Portal Acesso Único ao Ensino Superior. Mas na hora do resultado, você sabe como funciona a classificação dos candidatos? E em caso de empate, quem leva a melhor?
+ Saiba como fazer sua inscrição no Fies 2025, passo a passo
A primeira regra para a classificação é simples: ela segue a ordem decrescente das notas obtidas no Enem. Isso significa que quem tirou a maior nota tem prioridade. Mas a seleção também leva em conta o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência.
Os candidatos são divididos em dois grandes grupos: o Fies Social, voltado para estudantes de baixa renda, e os demais candidatos. Dentro de cada grupo, a prioridade de classificação segue a seguinte ordem:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nunca tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas que já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e nunca tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, mas que já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
+ Fies: saiba qual o valor máximo do curso que você pode financiar
E se houver empate no Fies?
Se dois ou mais candidatos tiverem a mesma nota no Enem, o desempate acontece seguindo esta ordem de critérios:
- Maior nota na redação;
- Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Ou seja, mandar bem na redação é o diferencial para garantir a vaga!
Já fez sua inscrição?
Agora que você já sabe como funciona a classificação do Fies e os critérios de desempate, é hora de se inscrever e garantir sua chance de financiar os estudos! Vale lembrar que para participar dessa seleção é necessário ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e atingido, no mínimo, 450 pontos na média das provas, além de não ter zerado a redação. É preciso também comprovar ter a renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários-mínimos.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.