Como é feita a classificação do Fies? Entenda os critérios de desempate
Saiba como funciona a seleção e os critérios de desempate

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) de 2025 estão abertas desde o dia 4 e vão até próximo dia 7. Os estudantes interessados podem se inscrever pelo Portal Acesso Único ao Ensino Superior. Neste ano, são mais de 112 mil vagas distribuídas em dois processos seletivos: um para cada semestre. Mas na hora do resultado, você sabe como funciona a classificação dos candidatos? E em caso de empate, quem leva a melhor?
+ Saiba como fazer sua inscrição no Fies 2025, passo a passo
A primeira regra para a classificação é simples: ela segue a ordem decrescente das notas obtidas no Enem. Isso significa que quem tirou a maior nota tem prioridade. Mas a seleção também leva em conta o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência.
Os candidatos são divididos em dois grandes grupos: o Fies Social, voltado para estudantes de baixa renda, e os demais candidatos. Dentro de cada grupo, a prioridade de classificação segue a seguinte ordem:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nunca tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas que já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e nunca tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, mas que já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
+ Fies: saiba qual o valor máximo do curso que você pode financiar
E se houver empate no Fies?
Se dois ou mais candidatos tiverem a mesma nota no Enem, o desempate acontece seguindo esta ordem de critérios:
- Maior nota na redação;
- Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Ou seja, mandar bem na redação é o diferencial para garantir a vaga!
Já fez sua inscrição?
Agora que você já sabe como funciona a classificação do Fies e os critérios de desempate, é hora de se inscrever e garantir sua chance de financiar os estudos! Vale lembrar que para participar dessa seleção é necessário ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e atingido, no mínimo, 450 pontos na média das provas, além de não ter zerado a redação. É preciso também comprovar ter a renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários-mínimos.
Calendário Fies 2025
- Inscrições: 4 a 7 de fevereiro
- Resultados: 18 de fevereiro
- Complementação das informações da inscrição: 19 a 21 de fevereiro
- Início da convocação da lista de espera: 25 de fevereiro a 9 de abril
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.