Como ver o resultado da Lista de Espera do Prouni 2025, e quais documentos enviar
Atenção, pré-selecionado! Saiba como enviar seus documentos e garantir sua vaga no Prouni 2025

Hoje é 1º de abril, mas não há nenhuma mentira por aqui! Isto porque o resultado da Lista de Espera do Prouni 2025 foi divulgado nesta manhã. Os candidatos que demonstraram interesse em participar da seleção já podem fazer a consulta via Portal Único de Acesso ou diretamente nos sites das instituições participantes. A lista de espera, que seleciona candidatos para as bolsas remanescentes, representa a última chance de garantir uma vaga pelo programa.
Os pré-selecionados terão a partir desta terça-feira (1) até o dia 11 de abril para comprovarem as informações inseridas no momento de inscrição, enviando todos os documentos listados. O ato pode ser feito online ou presencialmente, a depender da instituição. Nesta etapa, é possível ainda haver provas ou processos de seleção próprios, especialmente para cursos mais concorridos, como Medicina.
+ Não é Medicina! Os cursos mais concorridos do Prouni 2025
E atenção! Apesar de pré-selecionados, os candidatos que não realizarem o envio dos documentos serão automaticamente desclassificados do processo. A universidade, ao receber a documentação, deve emitir um protocolo de recebimento. No entanto, esse procedimento não afasta eventual exigência de entrega de documentos adicionais, caso o coordenador do Prouni na instituição determine necessário.
Lista de documentos
O programa exige uma série de documentos, então é fundamental prestar atenção para não esquecer nenhum por falta de prazo.
Na fase de comprovação, será necessário apresentar documentos de identificação, além de comprovantes de residência e renda de todos os membros da família. Em geral, basta um documento por categoria, salvo em casos que exijam mais esclarecimentos. A seguir, listamos os principais.
- Para identificação, tanto do estudante quanto dos familiares, são aceitos: RG, CNH, carteira funcional, identidade militar, Registro Nacional de Estrangeiros (quando aplicável), passaporte emitido no Brasil e Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- Já o comprovante de residência pode ser uma conta de água, luz, telefone (fixo ou celular) ou gás, além de contrato de aluguel vigente ou declaração do proprietário do imóvel com firma reconhecida, acompanhada de um comprovante de conta. Também são aceitos documentos como a declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física, boletos de mensalidade escolar, plano de saúde, condomínio ou financiamento habitacional, fatura de cartão de crédito, entre outros.
- No caso do comprovante de renda, os documentos variam de acordo com a atividade exercida, contemplando assalariados, trabalhadores rurais, aposentados e pensionistas, autônomos, profissionais liberais, sócios e dirigentes de empresas, além de rendimentos provenientes de aluguel ou arrendamento de bens.
O coordenador do Prouni da instituição pode definir quais e quantos documentos serão necessários, podendo solicitar informações adicionais sempre que julgar necessário. Isso inclui contas de gás e condomínio, recibos de pagamento de aluguel ou financiamento de imóvel próprio, carnês do IPTU, faturas de cartão de crédito e declarações tributárias relacionadas a empresas ligadas a qualquer membro da família.
A lista completa de documentos está disponível no edital do programa.
+ Prouni: entenda a renda bruta, per capita, salário mínimo e mais
Cronograma do Prouni 2025
Inscrições: 24 a 28 de janeiroPrimeira chamada: 4 de fevereiro;Período de comprovação de informações: 4 a 17 de fevereiro;Segunda chamada: 28 de fevereiro;Período de comprovação de informações: 28 de fevereiro a 17 de março;Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março- Resultado da lista de espera: 1º de abril
- Período de comprovação das informações: 1º a 11 de abril
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.