Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Sisu, Prouni e Fies: as datas de inscrição para o primeiro semestre

Segundo o MEC, em fevereiro serão abertas as inscrições do Sisu e do Prouni e, em março, é a vez do Fies

Por Juliana Morales Atualizado em 19 jan 2022, 14h42 - Publicado em 18 jan 2022, 16h04

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (18), o cronograma da primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em fevereiro serão abertas as inscrições do Sisu e Prouni e, em março, do Fies.

As inscrições para os três processos seletivos são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. A seleção destes programas é feita a partir da nota obtida no Enem 2021, que será divulgada no dia 11 de fevereiro. Com exceção do Fies, que considera a nota de uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente.

Sisu

As inscrições para o Sisu começam no dia 15 de fevereiro e podem ser feitas até as 23h59 do dia 18 de fevereiro. Trata-se de um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, acontecendo duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. Para se candidatar às vagas é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.

Cronograma completo do Sisu

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro

Resultado: 22 de fevereiro

Matrícula: 23 a 28 de fevereiro

Período para manifestar interessa na lista de espera: 22 a 28 de fevereiro

Prouni

O prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. Pode se inscrever o estudante que não tenha diploma de curso superior e que tenha feito Enem, com no mínimo 450 pontos na média das notas e com nota acima de zero na redação.

O estudante ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.

Pode concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

Cronograma completo do Prouni

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

1ª chamada: 2 de março

2ª chamada: 21 de março

Continua após a publicidade

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada: 3 a 14 de março

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada: 21 a 29 de março

Período para manifestar interessa na lista de espera: 4 e 5 de abril

Resultado da lista de espera: 7 de abril

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril

Fies

No início de março, do dia 8 ao dia 11, é a vez de se inscrever no Fies, que este ano oferta 110.925 vagas.

O Fies foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Trata-se de uma ação do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para se inscrever, o estudante precisa ter realizado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2020 e ter tirado notas iguais ou acima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso estar matriculado em algum curso de graduação na modalidade presencial que tenha conceito maior ou igual a três na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes. E possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. O calendário oficial do Fies 2022 com as datas de inscrição ainda não foi divulgado.

Cronograma completo do Fies

Inscrições: 8 a 11 de março

Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março

Complementação da inscrição para pré-selecionados na chamada única: 16 a 18 de março

Complementação da inscrição para pré-selecionados na lista de espera: 16 de março a 28 de abril

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Continua após a publicidade

Publicidade