logo-ge

Fies 2016: Estudantes da lista de espera devem comprovar matrícula

Período termina no dia 18 de março

A partir desta segunda-feira (7), os estudantes participantes da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem acessar o sistema do programa e informar se estão matriculados na instituição selecionada. O período termina às 23h59 do dia 18 de março.

>> Acesse o sistema do SisFies

O estudante que não informar sua situação de matrícula no sistema terá sua inscrição cancelada no Fies. Após a conclusão, o estudante deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade em até 10 dias, e também comparecer a um agente financeiro do Fies no mesmo prazo.

Foram ofertados, nesta edição, 250.279 financiamentos em 1.337 instituições de educação superior, sob a taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

O Fies priorizou os cursos de engenharias, com 34.557 vagas; formação de professores, com 47.115 vagas, e áreas de saúde, com 76.092 vagas. Estes foram os mais procurados. Além das áreas prioritárias, o Fies valorizou os cursos com melhores índices de qualidade (com conceitos 4 e 5).

Participaram desta edição do Fies os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos, além de ter tirado nota na redação que não seja zero. O candidato pôde se inscrever em um único curso e turno dentre aqueles com vagas ofertadas. Outra exigência para obtenção do benefício do Fies é comprovar renda familiar bruta de até dois salários mínimos e meio.

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Fies