Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Fies 2022: MEC prorroga prazo de convocação da lista de espera

Com a mudança, candidatos ainda podem ser convocados pelas instituições até 26 de maio

Por Redação Atualizado em 4 Maio 2022, 11h11 - Publicado em 4 Maio 2022, 09h02

Os candidatos que se inscreveram na primeira edição deste ano do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e não foram convocados nas chamadas regulares ainda podem ser selecionados pela lista de espera até o dia 26 de maio. O prazo para convocação da lista, que inicialmente iria até esta quarta (4), foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC). A medida será oficializada no Diário Oficial da União.

Em nota, o MEC afirmou que decidiu ampliar o prazo final desta última etapa para promover uma maior ocupação das vagas ofertadas e também porque, nesta edição, não será realizado o processo de ocupação de vagas remanescentes.

Entidades estudantis vinham pressionando a pasta pela prorrogação do prazo nas últimas semanas. A UNE (União Nacional dos Estudantes) chegou a protocolar um documento neste sentido, afirmando que as instituições de ensino que participam do Fies demoraram para convocar os estudantes na lista de espera e, com o encerramento do prazo nesta quarta (4), muitos perderiam a chance de serem contemplados pelo programa.

O total de vagas ofertadas neste 1º processo seletivo de 2022 do Fies foi de 66.555. Para todo o ano, de acordo com o MEC, serão mais de 110 mil vagas para o Fies.

O Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies, foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Trata-se de uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Puderam participar do processo seletivo deste ano candidatos que prestaram o Enem a partir da edição de 2010, tiveram a média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e que não zeraram a redação. 

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

  

 

Continua após a publicidade

Publicidade