Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Fies 2022: MEC prorroga prazo de convocação da lista de espera

Com a mudança, candidatos ainda podem ser convocados pelas instituições até 26 de maio

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 4 May 2022, 11h11 - Publicado em 4 May 2022, 09h02

Os candidatos que se inscreveram na primeira edição deste ano do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e não foram convocados nas chamadas regulares ainda podem ser selecionados pela lista de espera até o dia 26 de maio. O prazo para convocação da lista, que inicialmente iria até esta quarta (4), foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC). A medida será oficializada no Diário Oficial da União.

Em nota, o MEC afirmou que decidiu ampliar o prazo final desta última etapa para promover uma maior ocupação das vagas ofertadas e também porque, nesta edição, não será realizado o processo de ocupação de vagas remanescentes.

Entidades estudantis vinham pressionando a pasta pela prorrogação do prazo nas últimas semanas. A UNE (União Nacional dos Estudantes) chegou a protocolar um documento neste sentido, afirmando que as instituições de ensino que participam do Fies demoraram para convocar os estudantes na lista de espera e, com o encerramento do prazo nesta quarta (4), muitos perderiam a chance de serem contemplados pelo programa.

O total de vagas ofertadas neste 1º processo seletivo de 2022 do Fies foi de 66.555. Para todo o ano, de acordo com o MEC, serão mais de 110 mil vagas para o Fies.

O Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies, foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Trata-se de uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Puderam participar do processo seletivo deste ano candidatos que prestaram o Enem a partir da edição de 2010, tiveram a média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e que não zeraram a redação. 

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

  

 

Publicidade
Fies 2022: MEC prorroga prazo de convocação da lista de espera
Fies & Prouni
Fies 2022: MEC prorroga prazo de convocação da lista de espera
Com a mudança, candidatos ainda podem ser convocados pelas instituições até 26 de maio

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês