logo-ge

Fies abre inscrições para o primeiro semestre

Serão oferecidos 100 mil contratos na modalidade convencional. Inscrições vão até o dia 14

Estão abertas, até o dia 14 de fevereiro, as inscrições do primeiro semestre para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A iniciativa oferece empréstimos para aqueles que desejam financiar cursos de Ensino Superior em instituições privadas. De acordo com o MEC, serão 100 mil contratos.

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito alguma edição do Enem de 2010 para cá e obtido nota superior a zero na redação e, no mínimo, 450 na média geral. Além disso, na modalidade convencional, é preciso comprovar renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. O P-Fies, uma nova modalidade do programa inaugurada no ano passado, permite a inscrição de pessoas com renda familiar de três a cinco salários mínimos.

Como se inscrever

As inscrições são feitas no site do Fies, acessando a opção “Minha inscrição”. Em seguida, o candidato deve clicar em “meu primeiro acesso” e informar CPF e data de nascimento. Ao longo da inscrição, serão solicitados dados pessoais do interessado e do núcleo familiar, além de informações sobre a renda familiar. Para concluir, o candidato deve selecionar um grupo de preferência e até três opções de cursos dentre aqueles com vagas disponíveis no grupo de preferência.  

Fies e P-Fies: quais são as diferenças?

Além do critério de renda, o P-Fies apresenta condições de pagamento e de seleção diferentes. Diferente do Fies, em que as taxas de juro são igual a zero, as taxas da nova modalidade serão definidas pelos bancos parceiros. Além disso, os critérios de pré-classificação pelo P-fies se darão apenas pelas notas obtidas no Enem, enquanto os da modalidade original seguirão, além das notas, a seguinte sequência:

I – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;

II – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;

III – Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e

IV – Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Resultados

O resultado do Fies será divulgado no dia 25 de fevereiro e poderá ser consultado tanto no site do Fies quanto por meio das instituições participantes. Os pré-selecionados que concorreram na modalidade convencional do Fies, a juros zero, deverão, do dia 26 ao dia 7, realizar uma nova etapa online de complementação de informações. A inscrição na lista de espera acontece automaticamente caso o candidato não tenha sido pré-selecionado. Na modalidade P-Fies haverá apenas uma chamada.