Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Fies divulga resultado do primeiro semestre nesta sexta-feira (18)

Os pré-selecionados têm entre os dias 21 e 23 de março para complementarem as informações prestadas durante a inscrição

Por Karolina Monte Atualizado em 18 mar 2022, 09h05 - Publicado em 17 mar 2022, 21h30

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) divulgou, nesta sexta-feira (18), o resultado dos pré-selecionados na primeira edição do programa deste ano. Os estudantes tiveram entre os dias 8 e 11 de março, com acréscimo do dia 15, para se inscreverem. A reabertura das inscrições na terça-feira (15) foi estipulada pelo MEC (Ministério da Educação) após relatos de instabilidade no sistema identificados na noite do dia 11 de março.

Para consultar o resultado, os candidatos devem acessar o portal do Fies. Os pré-selecionados terão do dia 21 a 23 de março para complementarem as informações prestadas durante a inscrição. A partir do dia 24, o programa começa a convocação da lista de espera. Os candidatos que não foram convocados na chamada única estão automaticamente na lista. 

O Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies, foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Trata-se de uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Puderam participar do processo seletivo deste ano candidatos que prestaram o Enem a partir da edição de 2010, tiveram a média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e que não zeraram a redação. 

Renegociação das dívidas do Fies

Para os estudantes que já se beneficiaram do Fies e estão inadimplentes, o prazo para a renegociação da dívida com o programa já está aberto. O prazo para aderir à renegociação vai até 31 de agosto. Para isso, o estudante deve ter contratado o Fies até o último dia do ano de 2017 e estar com mais de 90 dias de atraso.

As dívidas que estão no período de 90 a 360 dias de atraso podem ter abatimento de até 12% do valor total e isenção total de multa e juros. Os parcelamentos podem ser feitos em até 150 vezes.

Continua após a publicidade

Para os contratos com mais de 360 dias de atraso, o desconto chega a 86,5% do montante da dívida. Já os estudantes inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial tem um desconto ainda maior, de 92%. O valor poderá ser dividido em até dez vezes. Nos dois casos, as parcelas são mensais, com valor mínimo de R$200.

Os estudantes devem buscar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, agentes financeiros do Fies, para renegociarem a dívida. Confira mais detalhes sobre a renegociação aqui.

Próximas datas do Fies 2022/1

Complementação da inscrição para pré-selecionados na chamada única: 21 a 23 de março

Prazo para convocação da lista de espera: 24 de março a 04 de maio 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

 

Continua após a publicidade

Publicidade