Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Governo diz que mais de 210 mil pedidos de inscrição já foram feitos no Fies

Novas regras do programa estão valendo desde segunda-feira (30)

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h29 - Publicado em 1 abr 2015, 18h08

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) registra mais de 210 mil inscrições, segundo nota divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo governo federal. O sistema continuará aberto a novos pedidos até 30 de abril. O número representa a quantidade de estudantes que conseguiu dar entrada no financiamento e ainda pode estar aguardando uma resposta sobre a confirmação do contrato.

– Ficou de fora do Fies? Veja dicas para contratar um financiamento privado de forma segura

Desde segunda-feira (30), estão valendo as novas regras do Fies, que exigem que os estudantes formados após 2010 tenham nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não tenham nota zero na redação. Em fevereiro, foram abertas as inscrições para novas adesões ao financiamento, mas sem a obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar a participação. Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.

A nota divulgada pela Presidência da República afirma que o Fies registrou um pico de 57 mil acessos simultâneos no sistema de inscrição e que foram implementadas melhorias, como atendimento telefônico aos alunos também nos finais de semana, na central 0800 616161.

Continua após a publicidade

No último dia 25, o ministro interino do Ministério da Educação (MEC), Luis Claudio Costa, chegou a afirmar em audiência pública que não é possível garantir a abertura de novas vagas do Fies no segundo semestre.

Segundo Costa, o número de vagas disponíveis a partir da próxima edição (ainda sem data) será previamente anunciadas. "O que vamos fazer com o Fies a partir da próxima edição: a vaga será previamente anunciada", disse.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade