Os estudantes que sonham com uma bolsa para cursar o Ensino Superior em faculdades particulares têm até esta sexta-feira (30) para se inscreverem na segunda edição do Prouni 2023. O Programa Universidade para Todos concede bolsas parciais (50%) e integrais a partir da nota do Enem e de critérios de renda. As inscrições devem ser feitas no Portal de Acesso Único do MEC (Ministério da Educação).
Para participar, é necessário ter feito o Enem em 2021 ou 2022 e ter obtido média superior a 450 nas provas, além de não ter zerado a redação.
Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos. Com isso, podem se inscrever pessoas que:
- Cursaram o Ensino Básico na rede pública ou privada de ensino;
- Tenham renda familiar per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais;
- Sejam pessoas com deficiência;
- Sejam professores da rede pública de ensino, integrando o quadro permanente de alguma instituição pública (o critério de renda não se aplica aos professores).
Como funciona a classificação no Prouni
Desde que passou a permitir a inscrição de pessoas que vieram de escolas privadas sem a condição de bolsista, o Prouni criou ma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos a fim de equilibrar a disputa pelas bolsas. Um outro objetivo da lista, sendo o MEC, é incentivar o ingresso na graduação daqueles que pretendem tornar-se professores.
Com isso, atendendo a modalidade de bolsa e curso escolhido pelos candidatos e respeitando a ordem decrescente das notas, a seleção será feita obedecendo a seguinte prioridade:
I – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
II – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
III – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
IV – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
V – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
VI – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.
Cronograma Prouni 2023.2
Inscrição: entre 27 e 30 de junho
Primeira chamada: 4 de julho
Comprovação das informações da primeira chamada: entre 4 e 14 de julho
Segunda chamada: 24 de julho
Comprovação das informações da segunda chamada: 27 de julho a 3 de agosto
Inscrição na lista de espera: 14 e 15 de agosto
Resultado da lista de espera: 18 de agosto
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.