Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Inscrições do Prouni 2022/1 abrem nesta terça-feira (22)

Programa oferece bolsas de 50% ou 100% em universidades privadas de todo o país. Este ano, candidatos poderão usar a nota de duas edições do Enem

Por Luccas Diaz
21 fev 2022, 20h30

O período de inscrições da primeira edição do Prouni (Programa Universidade para Todos) 2022 se inicia à meia noite desta terça-feira (22). Os interessados terão até as 23h59 do dia 25 de fevereiro para pleitear bolsas, integrais (100%) ou parciais (50%), em universidades privadas de todo o Brasil usando a nota do Enem. Semelhante ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o candidato deverá escolher até duas opções de curso, turno e instituição de educação superior conforme a modalidade que se encaixa em seu perfil.

Para participar, é necessário ter realizado a prova do Enem 2021 ou Enem 2020 e fazer a inscrição pelo site. Caso o candidato tenha feito as duas edições, o sistema selecionará automaticamente a edição em que a nota do candidato for maior para o curso selecionado.

A inclusão de candidatos que fizeram o Enem 2020 nesta edição foi anunciada no último sábado (19) e tem como objetivo, segundo o Ministério da Educação (MEC), reduzir a atual ociosidade de bolsas e propiciar um maior acesso à Educação Superior por parte das pessoas de baixa renda. Até então, somente era permitido participar do programa candidatos que tivessem feito a última edição do exame.

Outra mudança anunciada foi a inclusão de estudantes já graduados, mas somente os que queiram se inscrever em cursos de licenciatura. De acordo com o órgão, a mudança é uma maneira de incentivar o magistério.

Continua após a publicidade

+ Prouni 2022: bolsas do 1º semestre já estão disponíveis para consulta

Quem pode participar?

Para participar do Prouni é necessário, antes de tudo, ter realizado o Enem 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O estudante também não pode ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos. Com isso, podem se inscrever apenas pessoas que:

– Cursaram todo o Ensino Básico em escolas da rede pública;

Continua após a publicidade

– Cursaram todo o Ensino Básico ou parte dele na rede privada com bolsa integral;

– Tenham renda familiar per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais;

– Sejam pessoas com deficiência;

Continua após a publicidade

– Sejam professores da rede pública de ensino, integrando o quadro permanente de alguma instituição pública (o critério de renda não se aplica aos professores).

Prouni

Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior a partir do Enem. O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

+ Ministério da Educação reúne acesso ao Prouni, Fies e Sisu em novo portal

Cronograma completo do Prouni

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

1ª chamada: 2 de março

2ª chamada: 21 de março

Continua após a publicidade

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada: 3 a 14 de março

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada: 21 a 29 de março

Período para manifestar interessa na lista de espera: 4 e 5 de abril

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Resultado da lista de espera: 7 de abril

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Inscrições do Prouni 2022/1 abrem nesta terça-feira (22)
Fies & Prouni
Inscrições do Prouni 2022/1 abrem nesta terça-feira (22)
Programa oferece bolsas de 50% ou 100% em universidades privadas de todo o país. Este ano, candidatos poderão usar a nota de duas edições do Enem

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.