Candidatos que desejam financiar o valor da graduação em uma faculdade privada podem se inscrever na primeira edição de 2023 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) até as 23h59 desta sexta (10). As inscrições devem ser feitas por meio do portal de Acesso Único do MEC (Ministério da Educação). O resultado será divulgado dia 14 de março.
Nesta edição, o programa ofertará 67.301 vagas em 1.389 instituições privadas de ensino superior, que estão disponíveis para consulta desde o último dia 2.
Podem participar do programa todos que fizeram alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e que tenham obtido nota maior que 450 nas provas, além de não terem zerado a redação. O Fies também estipula um critério de renda: só podem pleitear o financiamento aqueles com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Estudantes com renda superior à estabelecida pelo Fies podem participar do P-Fies, outra modalidade de financiamento estudantil que pode ser solicitada a qualquer momento do ano, mas que conta com taxa de juro mais elevada.
Inscrição do Fies
Para se inscrever no Fies, os candidatos devem acessar o portal Acesso Único e logar por meio do gov.br – que também dá acesso ao Prouni e Sisu. A conta é criada a partir do CPF do candidato.
Ao longo do processo de inscrição, além de indicar até três opções de curso e instituição pretendida, o candidato também deverá fornecer informações pessoais para comprovação de sua condição socioeconômica. Serão solicitados documentos como o número de CPF de todos os membros do grupo familiar e a renda bruta mensal de cada um.
Durante os dias em que a inscrição estiver aberta, o candidato pode alterar a opção de curso. A última opção selecionada antes do fechamento das inscrições será considerada a definitiva.
Classificação no Fies
No Fies, os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre as três opções de curso/turno/local de oferta escolhidas, em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem, nesta seguinte sequência:
1 – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
2 – Candidatos que não tenham concluído o Ensino Superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
3 – Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
4 – Candidatos que já tenham concluído o Ensino Superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Serão pré–selecionados na chamada única os candidatos classificados com base no número de vagas disponíveis no grupo de preferência.
Confira aqui mais informações sobre como funciona o Fies.
Calendário Fies 2023/1
Início das inscrições: 7 de março
Fim das inscrições: 10 de março
Divulgação da chamada única e lista de espera: 14 de março
Complementação da inscrição: 15 a 17 de março
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.