Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Inscrições para o Fies são adiadas para 31 de janeiro

Prorrogação foi ocasionada por mudanças nas datas do Sisu e do ProUni

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h26 - Publicado em 18 jan 2011, 17h44

O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde de hoje que a abertura das inscrições ao Fundo de Garantia do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foram adiadas para 31 de janeiro, a data anterior seria na segunda-feira passada (17/01).

– Veja como funciona o Fies

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, as mudanças de cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram responsáveis pela alteração da data do Fies.

O Fies é um programa de crédito educativo destinado a universitários da rede privada. Pelo programa, o governo federal financia mensalidades de estudantes matriculados em cursos de ensino superior.

Continua após a publicidade

Mudanças no FiesEm 2010, o Fies passou por diversas mudanças. Com a reformulação do programa, o aluno passou a poder solicitar o financiamento em qualquer época do ano. Além disso, os juros do empréstimo baixaram para 3,4% ao ano e o prazo para quitação foi ampliado (três vezes o tempo de duração do curso, acrescido de 12 meses). Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser obrigatório para pedir o financiamento.

Outra novidade é que os profissionais formados em cursos de Licenciatura e Medicina poderão quitar o empréstimo trabalhando na rede pública de ensino básico ou de saúde – a cada mês de trabalho será descontado 1% da dívida do profissional.

No fim do ano passado, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva anunciou que o financiamento estudantil passaria a dispor de um Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), que dispensa o fiador para estudantes de baixa renda.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Com o fundo garantidor do Fies, os estudantes que possuem renda familiar mensal per capita de um salário mínimo e meio, os matriculados em cursos de licenciatura e os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa, não precisarão mais de fiadores para pedir o financiamento.

VEJA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Inscrições para o Fies são adiadas para 31 de janeiro
Fies & Prouni
Inscrições para o Fies são adiadas para 31 de janeiro
Prorrogação foi ocasionada por mudanças nas datas do Sisu e do ProUni

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.