logo-ge

Inscrições para o ProUni 2012 estão encerradas com recorde de inscritos

Mais de um milhão de pessoas se inscreveram no programa

Foram encerradas, às 23h59 da quinta-feira (19), as inscrições para o Programa Universidade para Todos, criado pelo Ministério da Educação (MEC) que dá bolsas de estudos em universidades particulares. Até às 18h da quinta-feira, o número de inscritos no programa somava 1.098.856, número superior ao total da edição anterior, que foi de 1.048.631 candidatos.

Foram feitas, até o final da tarde, 2.109.478 inscrições. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. A oferta do programa para este primeiro semestre é de 195.030 bolsas – 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade – em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.

As unidades da Federação com maior número de inscrições, até as 18h desta quinta, foram São Paulo, com 389.569; Minas Gerais, 252.308; Bahia, 152.136; Rio Grande do Sul, 141.030, e Rio de Janeiro, com 136.572.

Como participar

Para concorrer à bolsa, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.

Para a pré-seleção, a análise será feita da maior para a menor nota. Mas a vaga só estará garantida após participação e aprovação nas fases seguintes do processo, de comprovação de dados. As instituições de ensino superior cadastradas deverão divulgar o número de bolsas para cada curso e turno oferecidos.

As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%. Os indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência devem pleitear bolsas referentes a ações afirmativas, segundo a portaria.

Resultados

A primeira chamada será divulgada no dia 22 próximo. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino a fim de apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Lista de espera

Ao fim das duas chamadas, aqueles que não foram pré-selecionados ou o foram para cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera. Essa lista será usada pelas instituições participantes do programa para a concessão das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista vai de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações. A primeira, a partir de 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

LEIA MAIS

– Notícias sobre o ProUni

– Notícias de vestibular e Enem