logo-ge

Inscrições para o ProUni 2013 começam em 17 de janeiro

Processo terá apenas uma etapa de inscrição, que terminará em 21 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2013. Os estudantes interessados em se inscrever no programa, que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares, terão entre 17 e 21 de janeiro para realizar o cadastro.

Para realizar as inscrições ao ProUni é imprescindível que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas cinco provas do exame (matemática, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e redação). Além disso, o candidato precisa se encaixar em pelo menos um dos perfis abaixo:

• ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ou
• ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou
• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada; ou
• ser pessoa com deficiência; ou
• ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos a renda não é considerada.

Como se inscrever
A partir de 17 de janeiro, os candidatos poderão acessar o site do ProUni com o CPF, o número de inscrição no Enem 2012 e a senha cadastrada no site do exame. Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.

No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2012.

Tipos de bolsas
O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 2.034).

As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

LEIA MAIS

– Notícias sobre o ProUni

– Notícias sobre o vestibular e Enem