logo-ge

Inscrições para o ProUni começam na próxima quarta-feira (19/01)

Candidatos terão três dias para se inscreverem no programa

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam na próxima quarta-feira (19) e seguem até a sexta-feira (21/01). Os interessados deverão fazer a inscrição pelo site do programa.

O ProUni é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Ele fornece bolsas de estudo de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.

– Veja como funciona o ProUni

Para concorrer a uma bolsa é necessário que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e tenha obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. Além disso, o candidato precisa ter uma renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaçam uma das condições abaixo:

– ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou

– ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou

– ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou

– ser pessoa com deficiência, ou

– ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal, por membro da família, de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o número de bolsas que serão oferecidas no primeiro semestre de 2011 e nem a quantidade de instituições participantes.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem