logo-ge

Mais de 140 mil estudantes já contrataram o Fies este ano, anuncia Dilma Rousseff

A inscrição para o Fies pode ser feita pela internet em qualquer época do ano

Segundo um balanço divulgado nesta segunda-feira (9) pela presidente Dilma Rousseff, mais de 140 mil estudantes já contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) só este ano. “Isso significa que vamos atingir quase o mesmo número de contratos, em quatro meses, de tudo o que fizemos no ano passado”, disse ela no programa semanal Café com a Presidenta.

O Fies foi criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC) e financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes de baixa renda.

– Contratos do Fies têm o prazo de renovação prorrogado até junho

– Fies também poderá ser usado em instituições de ensino técnico

– MEC detalha regras contra discriminação na cobrança de mensalidade a alunos do Prouni ou Fies

A inscrição para o Fies pode ser feita pela internet em qualquer época do ano. Os dados do estudante são analisados por uma comissão da própria faculdade ou universidade escolhida.

Desde 2005 o Fies também concede financiamento aos estudantes selecionados pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), regularmente matriculados em cursos de graduação, para recebimento da bolsa parcial de 50%. Esses bolsistas parciais não participam dos processos seletivos regulares do Fies, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento.

Atualmente, mais de 1.500 instituições de ensino superior estão credenciadas no programa, beneficiando 500 mil universitários.

*Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Fies

– Notícias sobre o ProUni