Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Mais de 436,9 mil inscritos foram registrados no balanço final do ProUni 2º semestre 2013

Participação ficou abaixo do número contabilizado no ano anterior

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 28 jun 2013, 13h50

A segunda edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2013 registrou um total de 436.941 candidatos inscritos. Mesmo com a prorrogação das inscrições até a noite da última quinta-feira (27), o número é inferior ao contabilizado no mesmo período do ano anterior, que chegou à marca de 456.973 participantes.

– Inscrições para o ProUni do segundo semestre 2013 estão encerradas

– Entenda como funciona o ProUni passo a passo

Uma das possíveis justificativas é o menor oferecimento de bolsas com relação a 2012. Esse semestre foram oferecidas 90.045 vagas, frente às 90.311 bolsas de estudos da outra edição.

Resultado

O processo seletivo deste segundo semestre prevê duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no domingo (30), no site do ProUni. De 1º a 8 de julho, o estudante selecionado deve comparecer à respectiva instituição de ensino para comprovação das informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.

O resultado da segunda chamada está previsto para 16 de julho. O estudante terá de 16 a 22 do mesmo mês para comprovar as informações e providenciar a matrícula.

Lista de espera

Caso fique fora das duas chamadas e pretenda integrar a lista de espera, o candidato terá de fazer a adesão, também on-line, de 26 a 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições de ensino em 1º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação. O candidato selecionado terá até o dia 7 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.

Como funciona o ProUni

Neste segundo semestre, o programa ofereceu 90.045 bolsas — 55.693 integrais — em instituições particulares de educação superior. Puderam concorrer a bolsas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram no mínimo 450 pontos de média e nota acima de zero na redação.

Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Para a bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para a bolsa parcial, de até três salários mínimos.

O resultado da seleção e o cronograma a ser acompanhado pelos candidatos estão no site do ProUni.

LEIA MAIS

– Notícias sobre ProUni

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Mais de 436,9 mil inscritos foram registrados no balanço final do ProUni 2º semestre 2013
Fies & Prouni
Mais de 436,9 mil inscritos foram registrados no balanço final do ProUni 2º semestre 2013
Participação ficou abaixo do número contabilizado no ano anterior

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.