logo-ge

Mais de 870 mil fazem faculdade com apoio do Fies, diz presidente Dilma

Número corresponde a mais de 12% do total de matrículas em universidades do país

No programa semanal Café com a Presidenta desta segunda-feira (29), Dilma Rousseff disse que 871 mil jovens fazem cursos universitários com o apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o que representa mais de 12% do total de matrículas em todo o país.

– Governo investe R$ 1,6 bilhão em financiamento estudantil

– MEC prorroga prazo de renovação de contratos do Fies

Só neste ano, 266 mil estudantes assinaram o contrato do Fies para pagar a faculdade. Segundo Dilma, a expectativa do governo é chegar a 400 mil até o final de 2013. “Quase 80% desses estudantes são de famílias com renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa. Isso mostra que o Fies está ajudando os jovens mais pobres a realizar o sonho de fazer uma faculdade e de conseguir um trabalho melhor”, disse.

Segundo ela, tem aumentado a procura por cursos onde mais falta mão de obra. A cada ano, 17 mil estudantes entram em cursos de medicina no Brasil, sendo que, em 2012, mais de 7 mil deles o fizeram por meio do Fies. Ao todo, o programa financia hoje os estudos de 22 mil alunos de medicina.

“Com o Fies, com o ProUni, com a ampliação das vagas nas nossas universidades federais e nos institutos tecnológicos, com a Lei de Cotas, nós estamos removendo aquelas velhas barreiras que durante muitos anos impediram os nossos jovens de entrar em uma universidade”, concluiu Dilma.

 

*Com informações da Agência Brasil

 

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Fies

– Notícias de vestibular e Enem