logo-ge

MEC define distribuição de bolsas remanescentes do ProUni que não foram ocupadas

Regras valem para vagas do primeiro semestre de 2011

O governo federal divulgou hoje, no Diário Oficial da União, as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a ocupação de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com o texto, as bolsas não distribuídas aos candidatos pré-selecionados no processo regular podem ser concedidas conforme a classificação em processo seletivo da instituição de ensino superior para turmas iniciadas no primeiro semestre de 2011 e conforme o desempenho acadêmico, para turmas anteriores.

– Estudante sente-se lesada por não receber bolsa do ProUni de universidade

As bolsas deverão ser oferecidas, prioritariamente, a estudantes que sejam professores da rede pública de ensino, matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.

– Entenda o ProUni passo a passo

Segundo a portaria, as universidades são obrigadas a divulgar a existência das vagas remanescentes do ProUni. Além disso, a instituição também deverá divulgar o número de bolsas disponíveis em cada curso, turno e local de oferta, a lista dos estudantes inscritos e dos aprovados. Os reprovados devem receber documento com a explicação do motivo.

A concessão dessas bolsas deverá ser registrada em sistema informatizado do MEC desta quarta-feira (6) até as 23h59 de 12 de abril.

Caso ainda sobrem bolsas, a universidade tem a obrigação de disponibiliza-las no próximo processo seletivo correspondente do Prouni, de forma a cumprir a proporção de bolsas legalmente estabelecida.

Confira a portaria completa no site do Diário Oficial da União

VEJA TAMBÉM

 – Notícias de vestibular e Enem

– Notícias do ProUni