logo-ge

MEC estende prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies

Novo prazo termina na sexta-feira (9)

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou em uma semana o prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O novo prazo termina na sexta-feira (9).

Pode se inscrever o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média superior a 450 pontos, e não tenha tirado 0 na prova de redação. Outro requisito é ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Na edição do segundo semestre, foram ofertadas 75 mil. Após o prazo regular, 28 mil vagas restaram para a seleção de remanescentes. O programa oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano.

Nova lei aprovada

Na semana passada, foi sancionada a lei que modifica as regras de acesso ao Fies. Agora, parte das despesas do fundo serão repassadas às instituições de ensino privadas que participam do programa.

Com a entrada em vigor da nova lei, as instituições privadas de ensino superior deverão assumir a responsabilidade pelo pagamento, aos bancos, dos encargos decorrentes da concessão do financiamento estudantil. De acordo com a Medida Provisória que originou a lei, a remuneração será de 2% sobre o valor dos encargos educacionais liberados.

Antes da medida, o pagamento dos encargos era bancado pela União.