logo-ge

MEC estende prazo de renovação do Fies para 16 de junho

Prazo original terminava hoje (31); pouco mais de 1 milhão de contratos já foram aditados

Os estudantes que têm contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão renová-lo até o dia 16 de junho, para o primeiro semestre de 2017. O prazo original terminava nesta quarta-feira (31) e foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC). O procedimento deve ser feito através do SisFies.

Segundo o ministério, pouco mais de 1 milhão de contratos já foram aditados, de um total de 1,28 milhão. O aditamento para este período começou em 16 de janeiro, após as instituições inserirem os dados dos estudantes no SisFies.

Na renovação simplificada, não há necessidade de alterar nenhuma informação inicial, bastando apenas a validação da matrícula no SisFies. Em caso de aditamentos não simplificados, os estudantes devem validar as informações e, em seguida, procurar os agentes financeiros do Fies (Caixa ou Banco do Brasil) para formalizar a renovação.

Como funciona o Fies

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O estudante paga o curso somente após a formatura, com 18 meses de carência e com prazo de até três vezes o tempo do curso para quitar o financiamento.

Ao longo dos anos letivos (e dos 18 meses), o estudante deve pagar, de três em três meses, os juros do financiamento, que não ultrapassam o valor de R$ 150.