logo-ge

Prazo de renegociação do Fies é estendido para outubro

Os estudantes em dívida poderão procurar as agências onde contrataram o financiamento até o dia 10/10

O prazo de renegociação para os inadimplentes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que deveria ter se encerrado ontem (29), foi estendido até 10 de outubro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça (30). Atualmente, segundo números divulgados pelo MEC, a dívida do Fies soma R$ 11,2 bilhões, com mais de 500 mil estudantes em dívida com o programa. 

A primeira condição para a renegociação é que o estudante tenha firmado o contrato no máximo até o 2º semestre de 2017. Os que cumprem esse requisito podem procurar a agência bancária onde firmaram seus contratos e escolher um dos modelos de negociação. 

O estudante pode optar por reescalonar, o que funcionaria como um novo empréstimo para quitar a dívida anterior, ou então parcelar novamente a quantidade que está devendo. Serão acrescentados também mais quatro anos no prazo para quitar o empréstimo. Em ambos os casos, no entanto, é exigido o pagamento de uma parcela inicial. Ela poderá corresponder a 10% da dívida ou R$ 1 mil, prevalecendo o que representar o maior valor.