logo-ge

Prazo para fechamento de contratos do Fies é prorrogado pela terceira vez

MEC informou que o problema técnico já foi resolvido e que estudantes têm até o dia 12/4 para concluírem a matrícula

O prazo para a conclusão da matrícula e fechamento de contratos do Fies, que deveria acabar hoje, foi mais uma vez estendido. Dessa vez, o período vai até o dia 12/4.

A prorrogação foi anunciada em uma nota do MEC que afirma também que “foi solucionado o problema que impedia a troca de informações com o agente financeiro e, consequentemente, a contratação do financiamento com a instituição bancária”.

O diretor de gestão de Fundos e Benefícios do FNDE afirmou ainda, de acordo com a nota, que as faculdades não precisam se preocupar com a cobrança da mensalidade de alunos que já estão frequentando as aulas, já que depois da contratação elas serão ressarcidas retroativamente. Segundo o ministério, os alunos já foram avisados do novo prazo via e-mail e SMS.

Prejuízo acadêmico

A maior queixa dos estudantes que não conseguiam finalizar suas matrículas era o prejuízo acadêmico que poderiam ter, uma vez que muitas faculdades não estavam permitindo que assistissem às aulas enquanto o contrato não fosse fechado. Muitos deles estavam perdendo conteúdos, provas e poderiam reprovar até pelo número de faltas. A Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) orientou no início dessa semana que as faculdades recebessem os alunos que estivessem no processo de contratação do Fies a fim de amenizar os prejuízos.