As notas do Enem 2023 foram divulgados na última terça-feira (16), e os candidatos já se preparam para os próximos passos. Para quem quer uma vaga em uma universidade pública, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abre suas inscrições na segunda-feira (22). Já aqueles que buscam uma bolsa em uma universidade privada, devem ficar de olho no Prouni (Programa Universidade Para Todos). As inscrições começam no dia 29 de janeiro, segunda-feira, e terminam na sexta, 1º de fevereiro – via portal Acesso Único.
O edital completo da edição 2024 deve ser publicado ainda nesta semana. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, algumas mudanças no formato do programa podem ser esperadas para este ano.
A partir do dia 19 de janeiro, os candidatos já poderão consultar a disponibilidade de vagas, com buscas por curso, turno, instituição e local de oferta na página oficial do programa.
Neste ano, o início do programa acontece um dia antes da divulgação dos resultados do Sisu 2024. As datas favorecem o candidato que, caso não aprovado no Sisu, decida tentar suas chances no Prouni.
Confira o calendário completo do Prouni 2024
29 de janeiro a 1º de fevereiro: período de inscrições
6 de fevereiro: resultado da 1ª chamada
27 de fevereiro: resultado da 2ª chamada
14 e 15 de março: manifestação de interesse na lista de espera
18 de março: resultado da lista de espera
O que é o Prouni
Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior a partir do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.
Para participar do Prouni é necessário ter realizado o Enem 2023 e obtido no mínimo 450 pontos de média. O estudante também não pode ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.