Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

ProUni: Estudantes já podem declarar interesse na lista de espera

Prazo termina na próxima segunda-feira (10); veja quem pode participar

Por redação
7 jul 2017, 12h22
ProUni: Estudantes já podem declarar interesse na lista de espera
(Divulgação/MEC)

Os participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni), segunda edição de 2017, têm a partir desta sexta-feira (7) para declarar interesse em participar da lista de espera. O prazo termina na próxima segunda-feira (10).

Pode participar da lista de espera o candidato que não foi selecionado nas chamadas regulares e os pré-selecionados na segunda opção de curso, reprovados por não formação de turma. Além disso, também pode participar, para a segunda opção, o candidato que não foi selecionado nas chamadas regulares ou que não houve formação de turma.

A lista de candidatos participantes da lista será divulgada no dia 13 de julho. Todos os estudantes deverão comparecer, entre os dias 17 e 18 do mesmo mês, às instituições de ensino para entregar a documentação que comprova as informações da inscrição.

O ProUni

O ProUni acontece duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre, e oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares. Nesta edição, são ofertadas 147.492 bolsas em 1.076 instituições. Foram registrados 443.025 inscritos – como cada pessoa pode fazer até duas opções de curso, foram 857.949 inscrições no total.

Continua após a publicidade

Quem pode participar

Pode se inscrever o estudante que não tenha diploma de curso superior, que tenha feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, com no mínimo 450 pontos na média das notas e com nota acima de zero na redação.

O estudante ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.

Pode concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

Continua após a publicidade

Bolsas

O maior número de vagas está concentrado no estado de São Paulo, onde são ofertadas 35.047 bolsas; em segundo e terceiro lugares, estão Minas Gerais (16.610) e Paraná (11.590). Em relação aos cursos, a maior quantidade de bolsas oferecidas está nos cursos de Engenharia (16.314), Administração (14.273), Pedagogia (10.191) e Direito (8.606). Para Medicina, há 658 vagas disponíveis.

Do total de bolsas oferecidas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais. São 17% mais vagas em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade

Publicidade
ProUni: Estudantes já podem declarar interesse na lista de espera
Fies & Prouni
ProUni: Estudantes já podem declarar interesse na lista de espera
Prazo termina na próxima segunda-feira (10); veja quem pode participar

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.