Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

ProUni já contabiliza mais de 540 mil inscrições até o meio-dia desta terça

Site do programa saiu do ar na noite de segunda-feira, mas funciona normalmente nesta terça

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h54 - Publicado em 14 jan 2014, 14h24

Até o meio-dia desta terça-feira (14), o número de inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) chegava a 542.049 candidatos. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições somavam 1.026.103 – cada estudante pode fazer até duas opções de curso. As inscrições, que devem ser feitas no site do programa, começaram nesta segunda-feira (13) e vão até as 23h59 desta sexta (17).

>> Faça sua inscrição (Será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o CPF).

Na noite de ontem, o site do ProUni passou por problemas técnicos e ficou fora do ar. O MEC garantiu, no entanto, que não há problema com os dados e os estudantes que confirmaram a inscrição podem ficar tranquilos.

Especial: entenda o ProUni passo a passo

Nesta edição, o ProUni oferece 191.625 bolsas em 1.116 instituições privadas de educação superior, sendo que 131.636 são integrais e 59.989 são parciais. O número de bolsas ofertadas aumentou 18% na comparação com o primeiro semestre de 2013.

O estudante que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no Prouni. Porém, caso seja selecionado nos dois processos, o estudante deverá escolher uma das vagas.

Continua após a publicidade

O programa

O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. Podem receber bolsas integrais estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Para concorrer, é necessário ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. Também é preciso ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada e não ser portador de diploma de curso superior.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Cronograma do Prouni:
Inscrições de 13 a 17 de janeiro
Primeira chamada 20 de janeiro
Comprovação de informações de 20 a 24 de janeiro
Segunda chamada 3 de fevereiro
Comprovação das informações de 3 a 6 de fevereiro
Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera 13 e 14 de fevereiro
Comprovação de informações dos participantes da lista de espera 19 e 20 de fevereiro

*Com informações do MEC e da Agência Brasil

LEIA MAIS

– Notícias sobre o ProUni

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade