logo-ge

ProUni registra mais de 1 milhão de inscritos

Número supera o da edição o primeiro semestre de 2010; primeira lista de aprovados será divulgada em 28 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) encerrou às 23h59 de terça-feira (25/01) a primeira etapa de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), do primeiro semestre de 2011, uma iniciativa do governo federal que facilita o acesso de alunos carentes ao ensino superior fornecendo bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares. De acordo com o ministério, 1.048.631 candidatos se inscreverem para o ProUni 2011/1.

– Veja passo a passo como funciona o ProUni

O número de estudantes inscritos no programa deste ano supera os 822 mil da edição do primeiro semestre de 2010, o maior até então. Esses candidatos estão concorrendo a uma das 123.170 bolsas – 80.520 integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade – em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o país, oferecidas pelo ProUni.

A primeira chamada dos pré-selecionados nesta primeira etapa de inscrições acontecerá em 28 de janeiro e a segunda chamada em 11 de fevereiro. Ambas poderão ser consultadas no site do ProUni. Os candidatos pré-selecionados devem se dirigir a secretaria do curso escolhido para a comprovação dos dados apresentados no ato de inscrição, como a renda familiar – que precisa ser de até três salários mínimos por pessoa – e um dos pré-requisitos necessários para pleitear a bolsa:

– ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;

– ser portador de deficiência física;

– ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

O candidato que não for pré-selecionado na primeira etapa terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se na segunda etapa de inscrições, que será realizada entre 21 e 24 de fevereiro.

VEJA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem