Prouni: prazo para comprovar informações da lista de espera é prorrogado
Estudante deve procurar universidade para saber dia e hora em que deverá apresentar a documentação; a etapa é obrigatória e pode implicar na perda da bolsa
O prazo para os candidatos que foram selecionados na lista de espera do Prouni 2022/2 comprovar as informações prestadas durante a inscrição no programa acabaria nesta sexta-feira (7). No entanto, o Ministério da Educação decidiu prorrogar até o dia 14 de outubro.
A comprovação deve ser feita mediante entrega de documentos para a instituição de ensino. Por isso, é necessário que o estudante cheque junto à universidade onde foi aprovado os dias e horários de atendimento. A não comprovação de informações implica na perda da bolsa.
+ O que é e como funciona o Prouni
Entre os documentos exigidos pelo Prouni, o candidato deverá apresentar original e cópia dos documentos de identidade de todo o grupo familiar, comprovante de residência e comprovante de renda. Confira a lista completa aqui.
Além disso, algumas faculdades podem ainda submeter os aprovados a um processo seletivo próprio. No momento da inscrição no Prouni, os candidatos podiam consultar as instituições que optariam por esse processo. Para encontrar informações sobre a natureza e os critérios de aprovação dessas provas, os estudantes também devem acessar as páginas das próprias universidades em questão.
Puderam participar da lista de espera do Prouni os candidatos que não haviam sido convocados nas chamadas regulares. Os que foram pré-selecionados mas perderam a vaga por não formação de turma também tiveram a chance de concorrer a uma nova vaga pela lista.
Prouni
Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de Ensino Superior a partir do Enem. O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.
Para participar da edição de 2022 do Prouni era necessário, antes de tudo, ter realizado o Enem 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O estudante também não poderia ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.