logo-ge

Saúde, Engenharia e Licenciatura terão 70% das vagas de Fies 2016

Medida foi divulgada hoje (14) pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (14) novas normas sobre o Fundo de Financiamento Estudantil. De acordo com o documento, 70% das vagas para o primeiro semestre de 2016 serão destinadas para os cursos considerados pela pasta como prioritários. São eles os cursos da áreas de Saúde, Engenharia e de formação do professor.

– MEC usará IDH como critério para distribuição de vagas

Do total de vagas para cada microrregião, 45% destinam-se a cursos da área de Saúde, 35% aos de Engenharia e 20% aos de Licenciatura, Pedagogia e normal superior.

Dos cursos reservados para a área de saúde, 35% das vagas são para Medicina. Das vagas reservadas para a área de Licenciatura, 25% serão destinados aos cursos de Física, Química e Língua Estrangeira; 25% aos de Sociologia, Artes e Filosofia; 15% aos de Geografia, História e Educação Física; 15% aos de Matemática, Biologia e Português; 15% aos de Pedagogia e normal superior e 5% às demais licenciaturas.

A portaria ainda traz o cronograma para adesão de instituições privadas à primeira edição do Fies no próximo ano, além de regras para a seleção. A definição do número de vagas por escola, local de oferta e turma só ocorrerá posteriormente. As mantenedoras de instituições de educação superior interessadas em participar do processo seletivo do Fies deverão aderir ao programa hoje até a próxima segunda-feira (21).

Inscrição no Fies
Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies para o primeiro semestre de 2016 o estudante que tenha participado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, não tenha tirado nota 0 na redação superior a zero e tenha renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio.

Leia mais

– Notícias sobre o Fies