Últimos aprovados do Prouni têm até esta quarta para comprovar informações
Os convocados precisam comparecer na instituição em que foram aprovados com os documentos listados no site do programa
Os convocados na lista de espera do Prouni, divulgada pelas instituições participantes na última segunda (11), têm até hoje (13) para comprovar as informações prestadas na inscrição. Os aprovados devem ficar atentos ainda à lista de documentos exigida para a comprovação e aos horários de atendimento de suas respectivas faculdades.
Bolsa de Permanência e Fies
O programa tem mais duas boas notícias para quem conseguiu a bolsa, mas que ainda assim ficaria com o orçamento apertado para bancar os estudos. Os contemplados com bolsas integrais podem solicitar a Bolsa de Permanência, um valor correspondente ao oferecido em bolsas de iniciação científica, mas voltado ao custeio das despesas com o curso, como materiais, moradia e alimentação, entre outras. As condições são, além de ser bolsista integral, estar matriculado em cursos presenciais de no mínimo seis semestres e de carga horária média igual ou superior a seis horas diárias. Os bolsistas que se encaixam nesses requisitos podem consultar diretamente em suas faculdades qual a disponibilidade do auxílio.
A outra notícia é para os que foram contemplados com bolsas parciais do Prouni. É possível financiar o restante da mensalidade por meio do Fies, outro programa governamental que permite que os estudantes financiem seus cursos e paguem depois de formados. A primeira edição do Fies deste ano já está com as inscrições encerradas, mas as inscrições para a segunda edição abrem no meio do ano!
Prouni 2019
Nesta edição do programa, foram ofertadas 243.888 vagas — segundo o MEC, um recorde desde a criação do Prouni. Dessas, 116.813 foram bolsas integrais e 127.075, parciais (50%). Para se inscrever, era preciso ter feito o Enem 2018 e obtido nota superior a zero na redação e a partir de 450 na média geral.
Além disso, por ser um programa voltado à população de baixa renda, era preciso comprovar o rendimento familiar e ter estudado em escolas públicas ou em particulares na condição de bolsista. Ao todo, 946.979 pessoas concorreram.