logo-ge

Vagas do Fies estão disponíveis para consulta

Inscrições começam na próxima sexta-feira (24)

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza, a partir desta terça-feira (21), as vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para consulta. As inscrições começam no dia 24 de junho, indo até as 23h59 dia 29, apenas através do site do Fies.

O edital desta edição do Fies foi lançado no último dia 17. A previsão é que sejam oferecidas 75 mil vagas para esta edição. O resultado estará disponível no dia 30 de junho, com matrículas entre os dias 1º e 4 de julho. No dia 30 também será divulgada a lista de espera. A pré-seleção dos estudantes listados ocorrerá até o dia 10 de agosto.

>> Três dicas para contratar um financiamento estudantil de forma segura

Nesta edição, uma novidade é que poderão participar estudantes com até três salários mínimos de renda familiar per capita, em torno de R$ 2.640. Antes, a regra era de 2,5 salários mínimos.

O programa

Para participar é necessário ter realizado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com pelo menos 450 pontos na média nas provas do Enem. Também é necessário não ter tirado zero na redação.

O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.