Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Aprovado em medicina, jovem que estudou sem energia elétrica cria campanha

Em 2021, Matheus de Araújo foi aprovado em uma instituição pública estudando sozinho. Agora, com a volta das aulas presenciais, precisa custear a mudança

Por Juliana Morales
11 mar 2022, 15h02

A história de Matheus de Araújo Moreira Silva, morador de uma comunidade quilombola de Feira de Santana, na Bahia, foi tema de reportagens e muitos publicações nas redes sociais em 2021. O jovem de 26 anos foi aprovado em Medicina em uma instituição pública estudando sozinho e sem energia elétrica. Por conta da pandemia, Matheus começou o curso à distância, mas agora precisa se mudar para a retomada das aulas presenciais. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde estuda, fica a 3 horas da sua casa. Para angariar fundos para a mudança, ele começou uma campanha nas redes sociais.

Matheus, que tirou 980 na prova de redação do Enem 2020, criou um e-book chamado “Manual da Redação Quase Mil“. No livro, ele ensina tudo que aprendeu de redação para o Enem. Os conteúdos tratam desde aspectos estruturais, como o padrão do texto, conectivos e as competências avaliadas pela banca, até questões relacionadas à criatividade e ao repertório sociocultural.

Matheus realizou todas as edições do Enem de 2015 a 2020. Nesse meio tempo, conseguiu uma vaga em Enfermagem e chegou a fazer o curso durante dois anos. Até que decidiu desistir e focar no sonho de cursar Medicina.

Em 2020, com a pandemia, as coisas ficaram mais complicadas. Matheus não tinha espaço em casa e a biblioteca local, onde costumava estudar, fechou. Ele passou, então, a estudar na casa de uma amiga, usando um plano de dados do celular, já que o local não tinha energia elétrica nem internet.

Continua após a publicidade

No Instagram @redacaocommatheus, além da divulgação do manual, o estudante dá dicas sobre a elaboração de uma redação e fala sobre a prova do Enem, em geral. O perfil já conta com um pouco mais de 68 mil seguidores.

View this post on Instagram

A post shared by Matheus | Redação Enem (@redacaocommatheus)

Apoio

A trajetória do jovem e a iniciativa para custear a mudança de residência chamou a atenção de muitos usuários, entre eles alguns famosos. Nesta semana, a atriz Taís Araújo usou suas redes sociais para pedir em prol da campanha do Matheus. No post, ela pediu que seus seguidores ajudassem a compartilhar a venda do e-book e seguissem o estudante. “O conteúdo dele vai além da redação, ele ensina muito sobre organização, formas de estudar e maneiras de seguir acreditando no poder da educação”, escreveu no Instagram.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Além disso, a atriz aproveitou a publicação para falar sobre os problemas de acesso à educação no Brasil. “Isso diz muito sobre acesso aos direitos básicos, suporte que a educação pública não dá para os estudantes e sobre o Brasil atual, perceberam? Talvez algumas pessoas não estejam preparadas para essa conversa…O que eu sei, é que o Matheus é talentoso, inteligente e está determinado a não só mudar a vida dele, como a de muitas outras pessoas”, escreveu Taís.

View this post on Instagram

A post shared by Taís Araujo (@taisdeverdade)

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Aprovado em medicina, jovem que estudou sem energia elétrica cria campanha
Notícia
Aprovado em medicina, jovem que estudou sem energia elétrica cria campanha
Em 2021, Matheus de Araújo foi aprovado em uma instituição pública estudando sozinho. Agora, com a volta das aulas presenciais, precisa custear a mudança

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.