Empresas vão oferecer bolsas de auxílio a alunos cotistas da USP
Pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e que tenham filhos de até três anos também poderão se beneficiar
Empresas como o Itaú Unibanco e a química Dow vão ajudar a financiar a permanência de estudantes cotistas na Universidade de São Paulo. Ao todo, já foram confirmadas 277 bolsas no valor de R$ 800. A informação foi divulgada pela USP e o lançamento oficial do programa acontece nesta quarta-feira (31).
Nomeada USP Diversa, a iniciativa tem como objetivo fomentar a permanência dos 20 mil alunos cotistas que ingressaram na universidade desde 2018, ano em que a instituição aderiu a reserva de vagas.
Além dos estudantes que ingressaram por cotas étnico-raciais ou para pessoas com deficiência, o programa também deve prestar auxílio aos universitários LGBTQIA+, exilados ou que tenham filhos de até três anos de idade.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lucia Duarte Lanna, afirmou que além de contribuir com a permanência destes estudantes na universidade, o apoio das empresas pode facilitar o posterior ingresso no mercado de trabalho.
Até o momento foram confirmadas 277 bolsas de financiamento, sendo 52 delas pelo Itaú Unibanco, 10 pela Dow, 25 pela Deutsche Bank e 200 pelo Santander. Também serão financiadas 10 bolsas pelo fundo patrimonial da USP. Pessoas físicas também poderão contribuir com o financiamento, doando valores que serão destinados a este fundo.
Para concorrer às bolsas do USP Diversa, os estudantes da USP deverão se inscrever no programa e fornecer documentação que comprove sua vulnerabilidade.
A permanência nas universidades
No dia 29 de agosto de 2022 completou-se uma década da implantação da Lei de Cotas no país. Na última década, um dos maiores desafio tornou-se não só ingressar na universidade, mas permanecer nela. Estudantes cotistas precisam lidar com custos de moradia, transporte, alimentação e livros para os estudos.
Entenda neste texto do GUIA DO ESTUDANTE porque somente a reserva de vagas não é suficiente para o sucesso da Lei de Cotas.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Tema de redação da Unesp 2026 aborda epidemia da solidão
Gabarito extraoficial 2º dia do Enem 2025 no Pará: veja como acessar
Quando cai o pagamento de mil reais do Pé-de-Meia? E o bônus para quem fez Enem?
Qual é o feminino de jacaré?
Como tirar o título de eleitor online, passo a passo





