Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Empresas vão oferecer bolsas de auxílio a alunos cotistas da USP

Pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e que tenham filhos de até três anos também poderão se beneficiar

Por Karolina Monte
Atualizado em 30 ago 2022, 16h41 - Publicado em 30 ago 2022, 16h41

Empresas como o Itaú Unibanco e a química Dow vão ajudar a financiar a permanência de estudantes cotistas na Universidade de São Paulo. Ao todo, já foram confirmadas 277 bolsas no valor de R$ 800. A informação foi divulgada pela USP e o lançamento oficial do programa acontece nesta quarta-feira (31).

Nomeada USP Diversa, a iniciativa tem como objetivo fomentar a permanência dos 20 mil alunos cotistas que ingressaram na universidade desde 2018, ano em que a instituição aderiu a reserva de vagas.

Além dos estudantes que ingressaram por cotas étnico-raciais ou para pessoas com deficiência, o programa também deve prestar auxílio aos universitários LGBTQIA+, exilados ou que tenham filhos de até três anos de idade.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lucia Duarte Lanna, afirmou que além de contribuir com a permanência destes estudantes na universidade, o apoio das empresas pode facilitar o posterior ingresso no mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

Até o momento foram confirmadas 277 bolsas de financiamento, sendo 52 delas pelo Itaú Unibanco, 10 pela Dow, 25 pela Deutsche Bank e 200 pelo Santander. Também serão financiadas 10 bolsas pelo fundo patrimonial da USP. Pessoas físicas também poderão contribuir com o financiamento, doando valores que serão destinados a este fundo.

Para concorrer às bolsas do USP Diversa, os estudantes da USP deverão se inscrever no programa e fornecer documentação que comprove sua vulnerabilidade.

A permanência nas universidades

No dia 29 de agosto de 2022 completou-se uma década da implantação da Lei de Cotas no país. Na última década, um dos maiores desafio tornou-se não só ingressar na universidade, mas permanecer nela. Estudantes cotistas precisam lidar com custos de moradia, transporte, alimentação e livros para os estudos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Entenda neste texto do GUIA DO ESTUDANTE porque somente a reserva de vagas não é suficiente para o sucesso da Lei de Cotas.

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
Empresas vão oferecer bolsas de auxílio a alunos cotistas da USP
Notícia
Empresas vão oferecer bolsas de auxílio a alunos cotistas da USP
Pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e que tenham filhos de até três anos também poderão se beneficiar

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.