Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Entidades estudantis pedem saída de Milton Ribeiro, ministro da Educação

Ribeiro é acusado de favorecer pastores no repasse de verbas do MEC, a pedido do presidente Jair Bolsonaro

Por Taís Ilhéu
23 mar 2022, 11h04

Diante de uma série de denúncias publicadas pela imprensa na última semana, entidades representativas estudantis como a UNE (União Nacional dos Estudantes), a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos) pedem a saída do quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro, o pastor e professor Milton Ribeiro. O ministro é acusado de favorecer outros pastores no repasse de verbas da pasta, a pedido do presidente da República.

Na nota conjunta divulgada nesta terça (22), UNE, UBES e ANPG manifestam indignação com o caso. Para as três entidades, Milton Ribeiro perdeu “todas as condições de permanecer no cargo”.

“No momento em que vivemos a maior crise da educação brasileira, quando milhares de jovens evadem das escolas e universidades e pós-graduandos padecem com 9 anos de bolsas congeladas, realidade que exigiria do Ministro um grande esforço para reverter esse cenário, vimos o ministério ser transformado num grande balcão de negócios a céu aberto para alimentar esquemas eleitorais do presidente”, afirma um trecho do texto.

Em Brasília, parlamentares também estão se movimentando diante da denúncia. Os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (União Brasil-ES) entraram, junto do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), com uma ação na PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o ministro da educação, alegando improbidade administrativa.

As acusações contra Milton Ribeiro

As denuncias começaram a vir à tona na sexta-feira (18) com uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo. O texto aponta a existência de um “gabinete paralelo” no MEC (Ministério da Educação) formado por pastores, que controlaria a distribuição da verba e a agenda do ministério. Os pastores da Assembleia de Deus, Gilmar Santos e Arilton Moura, foram apontados como parte do esquema.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Na noite de segunda-feira (21) a crise no MEC escalou com a publicação de uma nova reportagem, desta vez pela Folha de S. Paulo. O jornal obteve um áudio em que Milton Ribeiro admite, em reunião, que favorece amigos de pastores por indicação de Jair Bolsonaro. O nome de Gilmar Santos aparece novamente.

“Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do Gilmar. Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar”, afirma Ribeiro na gravação.

O ministro se manifestou por nota na terça-feira (22), alegando que “não há nenhuma possibilidade de o ministro determinar alocação de recursos para favorecer ou desfavorecer qualquer município ou estado”. Também declarou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, não pediu atendimento preferencial a ninguém.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Entidades estudantis pedem saída de Milton Ribeiro, ministro da Educação
Notícia
Entidades estudantis pedem saída de Milton Ribeiro, ministro da Educação
Ribeiro é acusado de favorecer pastores no repasse de verbas do MEC, a pedido do presidente Jair Bolsonaro

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.