Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Governo planeja criar bolsa e poupança para estudantes do Ensino Médio

Ministro da Educação afirmou que o programa deve ser lançado já no próximo mês, mas valores ainda não foram definidos. Veja quem terá direito

Por Taís Ilhéu
27 set 2023, 10h16

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (26) que o governo Lula planeja criar uma bolsa e uma poupança para estudantes de baixa renda do Ensino Médio. A ideia é que o pagamento da bolsa ocorra mensalmente, enquanto a poupança terá depósitos anuais e o estudante só poderá realizar o saque no final do terceiro ano desta etapa de ensino. O programa ainda não tem valores definidos, mas, segundo o ministro, deve ser lançado já em outubro deste ano.

De acordo com o ministro, a ideia do auxílio é evitar a evasão escolar de jovens que precisam trabalhar para ajudar nas despesas de casa. Como contrapartida, o estudante que receber a bolsa precisará obedecer a alguns critérios de frequência em aula e aprovação nas disciplinas.

+ Enem não vai se adequar ao Novo Ensino Médio até 2025, afirma ministro

Quem terá direito ao benefício?

Para determinar quais alunos terão direito à bolsa-poupança, o governo vai cruzar dados do CadÚnico e do Bolsa Família com o Censo Escolar do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Enquanto a bolsa mensal deve ajudar o estudante a se manter na escola sem a necessidade de trabalhar em horário de aula, a poupança servirá para que ele invista no futuro. “Essa poupança poderá aumentar a cada ano. Será depositado integralmente no fim do ano e ele vai sacar no final do ensino médio que ele vai utilizar para abrir um negócio, para fazer uma faculdade”, explicou Camilo Santana.

Para sair do papel, o programa ainda precisa ser formulado no formato de Medida Provisória ou Projeto de Lei – passando, portanto, pelo aval do Congresso.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Publicidade
Governo planeja criar bolsa e poupança para estudantes do Ensino Médio
Notícia
Governo planeja criar bolsa e poupança para estudantes do Ensino Médio
Ministro da Educação afirmou que o programa deve ser lançado já no próximo mês, mas valores ainda não foram definidos. Veja quem terá direito

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.